Bem-vindo ao Grupo 19

Sindicatos Patronais das Indústrias Metalmecânicas, Material Elétrico, Eletroeletrônica e de Reparação de Veículos do Estado do Paraná

Conheça o Grupo 19

quarta, 27 de junho de 2018 às 18:01:01

O nome Grupo 19 advém de um enquadramento que, até 1998, se mostrava vigente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na forma de anexo do artigo 577. Tal enquadrameno levava em conta a atividade econômica das empresas e traçava a correspondência desta com os trabalhadores de cada setor. Assim, o Grupo 19 abrange, de um modo geral, as atividades relativas às indústrias metalúrgicas, mecânicas, de material elétrico, automotiva, autopeças, eletroelêtronica e de reparação de veículos.

Diante do mencionado acima, compõe o Grupo 19 os Sindicatos Patronais representantes das categorias econômicas citadas, filiados à FIEP - Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

História

O nome Grupo 19 advém de um enquadramento que, até 1988, se mostrava vigente na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na forma de anexo do artigo 577. Tal enquadramento levava em conta a atividade econômica das empresas e traçava a correspondência desta com os trabalhadores de cada setor. Assim, o Grupo 19 abrange, de um modo geral as atividades relativas às indústrias metalúrgicas, mecânicas, de material elétrico, automotiva, autopeças, eletroeletrônica e de reparação de veículos.

Diante do mencionado acima, compõe o Grupo 19 os Sindicatos Patronais representantes das categorias econômicas citadas, filiados à FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.

Historicamente, os Sindicatos Patronais do Paraná possuem uma coesão advinda das negociações coletivas, já que, por muitos anos tal negociação foi desenvolvida “em bloco”, com uma única Comissão de Negociação, na cidade de Curitiba. Ou seja, negociavam numa mesma oportunidade os vários Sindicatos Patronais, com seus respectivos Sindicatos Obreiros. Com o passar do tempo a negociação foi sendo efetivamente regionalizada, mas, objetivando-se manter a unidade das Entidades e uniformidade das concessões, os contatos via telefone e através de reuniões foram mantidos.

Aproximadamente, até o ano de 1998, as reuniões eram anuais, entre os meses de outubro e novembro, e tratavam, basicamente, de questões relativas à negociação coletiva, num trabalho de estudo comparativo de pautas e acordos firmados no curso do ano. Após 1998, o Grupo passou a se reunir com maior freqüência, duas a três vezes no ano, num sistema de rodízio, ou seja, uma reunião em cada região, recepcionada pelo Sindicato Patronal respectivo. Passou o grupo a discutir questões diversas, jurídicas, políticas e econômicas, que atingiam as empresas representadas de uma forma quase que idêntica, e a buscar, através de documentos assinados em conjunto, espaço para suas reivindicações.

Ainda, é de se destacar que o Grupo 19 não possui um regulamento próprio. Da mesma forma, não possui documentação oficial, uma vez que não se trata de pessoa jurídica constituída, e sim, de um grupo de empresários e representantes de classe que, já há vinte anos, discutem juntos assuntos pertinentes ao dia-a-dia do setor industrial metalmecânico paranaense.